Aueba patinho! Neste texto, você vai entender como funciona o cálculo da nota de redação na prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Estamos diante de um assunto muito importante, pois os conhecimentos aqui presentes ajudam a direcionar a sua preparação ao longo do ano e te permitem construir um ótimo texto no dia oficial do PAS. Como a gente sempre destaca aqui no Guia (parece até clichê), conhecer bem as regras do jogo é fundamental para conquistar a aprovação pelo PAS!

Visão geral: a prova de redação da UnB

Nós devemos começar a explicação pelo contexto geral, mostrando justamente como funciona a redação na UnB. Aqui já dá pra perceber um detalhe muito importante: eu não estou falando de regras exclusivas do PAS. Quando eu me refiro à “Redação na UnB”, quero destacar que tanto o Vestibular Tradicional quanto o PAS possuem regras semelhantes sobre a redação!

Primeiramente, saiba que a prova de redação pode cobrar diferentes tipos e gêneros textuais, o que já difere a UnB do ENEM. Assim, enquanto o ENEM sempre cobra uma dissertação argumentativa e solicita uma proposta de intervenção, a UnB é muito mais versátil, permitindo outros gêneros, como cartas, artigos e até mesmo relato pessoal.

Em segundo lugar, lembre-se de que a redação da UnB possui uma abordagem muito mais subjetiva. Desse modo, o aluno não necessariamente estará diante de um tema palpável, com uma problemática bem objetiva. Em temas anteriores, os estudantes já foram direcionados a escrever sobre o mar, a responder “se a imaginação criou o mundo” e até mesmo a enviar uma carta para o filósofo Kant.

E onde eu quero chegar falando sobre essas peculiaridades da prova da UnB? Bom, meu patinho querido, eu quero te mostrar que a correção dos textos na UnB também é muito variável. Pensa comigo: não faz sentido usar as mesmas regras de correção diante de tantas possibilidades de temas propostos. Portanto, entra em cena outra diferença fundamental da UnB em comparação com o ENEM:

A nota da redação da UnB: aspectos micro e macroestruturais

Tendo em mente os principais pontos sobre a redação da UnB, agora nós podemos entrar em detalhes sobre a correção do texto. O plano do meu texto é começar pelo simples e aprofundar ao longo dos tópicos.

Assim, como visão geral, saiba que a correção de uma redação da UnB se divide em duas grandes áreas: os aspectos microestruturais e os aspectos macroestruturais.

Ao ler aspectos microestruturais, pense em uma visão de microscópio: estamos dando zoom em alguns detalhes do texto. Pode ser um erro de crase ou em uma palavra escrita de maneira incorreta. Você concorda comigo que esses erros não prejudicam o texto como um todo?

Espero que você concorde, pois eu acabei de te provar isso (mesmo que você ainda não tenha percebido). Ora, ali em cima eu escrevi “vizão” e ainda assim você continuou lendo meu texto, de modo que o erro em uma única palavra não causou prejuízos ao desenvolvimento das ideias.

Só que existem situações em que as ideias poderiam ficar prejudicadas. Nesses casos, eu estou falando sobre prejuízos aos aspectos macroestruturais de um texto. Agora nós saímos dos detalhes e deixamos de procurar por erros em palavras. Na verdade, queremos analisar o todo, verificando se o conjunto da obra está adequado ou não. Em vez de palavras, vírgulas e crases, estamos olhando para o desenvolvimento das ideias de um texto, a forma como elas se articulam e verificando se elas são comunicadas com clareza.

Para repetir a metalinguagem, nós podemos construir um exemplo. Este meu texto aqui no blog perderia pontos sobre macroestrutura se, a partir do presente parágrafo, eu começasse a divagar.

Ai… seria tão melhor assistir Carros 3 agora do que escrever um texto sobre o Cebraspe. Nossa, eu esqueci as roupas no varal hoje cedo. Espero que não chova. Mas se chover tudo bem, não é o fim do mundo. Não vou me atormentar com isso. Se tudo der errado, ainda tem o filme Carros 1 pra assistir.

Enfim, divago! Voltando ao fio da meada…

Você reparou que alguns períodos ali em cima não falam nada com nada? Eles não contribuem com o desenvolvimento das minhas ideias, não melhoram o meu texto como um todo. Só que se você observar bem, eles não possuem erros nos detalhes. Eu não errei nenhuma palavra ali. Ainda assim, minha pontuação não pode ser completa, pois eu simplesmente escrevi asneiras, devaneios, sonhos de uma noite de verão! Desse modo, a minha nota nos aspectos macroestruturais está prejudicada.

E os aspectos macroestruturais não se limitam a avaliar apenas a construção das ideias. Eles também envolvem uma avaliação da apresentação do seu texto. Por exemplo, se você desrespeitar as margens ao longo do seu texto inteiro, escrevendo como se fosse um poema em vez de uma prosa, a sua apresentação textual estará prejudicada! Faz todo sentido: como isso é perceptível na “visão do texto como um todo”, nós consequentemente estamos falando de um aspecto da macroestrutura.

Entendeu a diferença entre micro e macroestrutura? Agora o nosso próximo passo é ver como eles entram especificamente no cálculo da nota!

Os aspectos microestruturais – erros tiram pontos

Na redação da UnB, você não ganha pontos quando acerta a ortografia de palavras, o uso de vírgulas e o uso de crase, para citarmos alguns exemplos. Na verdade, você perde pontos quando comete erros nos detalhes.

(o grifo não é para parecer algo aterrorizador, eu vou te mostrar que é bem simples).

Desse modo, entenda que não existe uma nota pré-estabelecida para aspectos microestruturais. A correção deles não envolve te dar pontos, mas sim tirar pontos quando você comete erros. Para cada erro, alguns décimos da nota vão embora.

Quanto perde por erro de aspecto microestrutural?

Eu fui bem genérico ao escrever “alguns décimos”. Ora bolas, por que eu não disse logo um número específico?

Basicamente, porque estamos diante de uma variável. A quantidade de décimos que o estudante perde a cada erro depende do número de linhas totais que ele escreveu na redação.

Para mim isso faz total sentido! Imagina um estudante que escreveu 30 linhas e cometeu 5 erros. Agora pense em um outro que escreveu 20 linhas e cometeu os mesmos 5 erros. Faz sentido que eles tenham a nota penalizada da mesma maneira? Não! Afinal, o primeiro teve uma “taxa de erros” menor do que o segundo!

Assim, condicionar a pontuação perdida ao número de linhas escritas é uma forma de ajuste para tornar a correção mais adequada

E logicamente isso resulta em uma fórmula:

pontos perdidos = 2 * número de erros / total de linhas

Aspectos macroestruturais – ganhando pontos na sua redação

Acabemos de ver como você perde pontos na redação da UnB, mas isso é meio estranho, já que eu nem tinha te contado sobre como você faz pra ganhar esses pontos em primeiro lugar! Chegou a hora de trazer essa explicação: vamos falar sobre os aspectos macroestruturais da redação.

Eles valem 10 pontos (ou seja, toda a nota que você pode ganhar é de aspecto macroestrutural), sendo essa pontuação dividida em dois blocos: apresentação textual e conteúdo.

Não pense, porém, que a divisão é feita de forma igualitária. Para a parte de apresentação textual, há o direcionamento de 0,5 pontos. Alguns podem pensar “é muito pouco, nem vou me preocupar com isso”, mas a minha lógica vai pelo caminho contrário: você já tem 0,5 pontos garantidos na redação só de fazer o básico (uma letra ok, entendível, em um texto que não seja uma grande bagunça). O resto da pontuação para obter uma ótima nota você vai obter na parte de conteúdos!

E é justamente ao falar sobre conteúdos que nós devemos voltar ao início do texto, quando eu expliquei a “vizão geral” da redação da UnB. Como vimos, para cada redação da UnB, os critérios de correção relacionados ao conteúdo são únicos e específicos. Meu patinho, eles são completamente dependentes do tema!

Importante: os critérios de correção são sempre informados na proposta de redação

Após as redações do PAS ou do Vestibular da UnB, o Cebraspe divulga um documento chamado de “espelho de correção”. Basicamente, tal documento possui critérios de avaliação e é utilizado pelos corretores da redação para direcionar a nota que o candidato vai receber. Os critérios listados no espelho constituem uma lista bem direta, um check-list mesmo pra verificar se o candidato seguiu ou não os comandos da redação.

Quando eu mostro um espelho com os critérios de correção, não é raro ouvir algo como “mas como eu poderia saber que eram esses os critérios? Poxa, eles só são divulgados depois da prova”. Eu sei, patinho, você não tem bola de cristal para ficar prevendo as coisas assim enquanto escreve o seu texto oficial. Mas a realidade é que você nem precisaria de habilidades místicas de previsão ou de uma bola de cristal.

Inclusive, quem depende de bola de cristal corre o risco de comer caco de vidro – mas isso é assunto pra outro dia.

Você não precisa da bola de cristal porque todos os critérios de correção já estão previstos na proposta de redação.

No espelho acima, se nós olharmos os critérios rapidamente dá para perceber que todos eles foram definidos na proposta de redação que o estudante recebeu na hora da prova.

Com isso, o seu papel na hora de escrever o texto é anotar cada parte do comando e se certificar de que o seu texto final contenha cada um dos pedidos.

O comando falou que é uma carta? Certifique-se de utilizar a estrutura de carta.

O comando pediu para direcionar a carta ao Kant? Certifique-se de fazer isso logo no começo.

O comando pediu para argumentar sobre autonomia? Tenha certeza de que você fez isso no seu texto.

Seguindo tal estratégia, você estará em um caminho para conquistar uma excelente nota na redação da UnB!

Como se preparar para a Redação na UnB

Meu querido patinho, eu espero que este texto tenha te ajudado a entender qual é a lógica da redação na UnB. Infelizmente, porém, o assunto não se esgota por aqui: existem tantas nuances e detalhes que a nossa preparação acaba se tornando extensa, focando em cada aspecto que vai te ajudar a aumentar a sua nota na redação. É por esse motivo que eu te convido a conhecer o preparatório do Guia do PAS! Por meio da nossa plataforma de estudos, você terá acesso ao nosso curso completo sobre Redação na UnB, que aborda todas as habilidades do básico até o avançado. Além do curso, os alunos do Guia também contam com apostilas de redação que ensinam de maneira super didática a alcançar uma boa nota!

Nós já participamos da aprovação de centenas de estudantes na UnB e queremos fazer parte da sua jornada também! Caso queira saber mais sobre nosso preparatório e nossa plataforma, conheça a nossa página oficial em guiaflix.com.